A UAW (United Auto Workers) UM DOS MAIORES SINDICATO DO MUNDO E SMC REALIZAM HOJE E AMANHÃ O SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ENFRENTAMENTO DA CRISE E PRECARIZAÇÃO NAS MULTINACIONAIS
Representantes do sindicato americano United Auto Workers (UAW), que congrega 990 mil trabalhadores, e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) promovem, amanhã (12) e sexta, em São José dos Pinhais, O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá e Região Sr. Epifânio Magalhães de Oliveira também esteve presente neste importante evento para discutir a precarização de trabalho nas multinacionais e traçar estratégias de ação conjunta
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e o sindicato americano United Auto Workers (UAW), considerado a maior entidade sindical do mundo, realizam amanhã (12) e sexta-feira o Seminário Internacional de Organização Sindical Brasil - EUA. O objetivo é conhecer a realidade e debater os principais problemas e desafios enfrentados pelos trabalhadores dos dois países após a eclosão da Crise Financeira Mundial, em 2008. Precarização no trabalho, assédio moral, demissões arbitrárias, tentativas de redução de direitos e ataques contra a liberdade de organização dos trabalhadores, orquestradas principalmente pelas multinacionais, serão alguns dos focos do Seminário. Além disso, o compartilhamento de experiências de luta, organização sindical e colaboração internacional também serão debatidos. A abertura do evento será amanhã, às 11h00, na Subsede de São José dos Pinhais do SMC (Rua Rua Padre Bittencourt, 343, SJP – Centro).
UAW é um dos maiores Sindicatos do mundo
O United Auto Workers (UAW) foi fundado em 1935 e é um dos maiores e mais diversificados Sindicatos da América do Norte, com mais de 390 mil membros ativos e de 600 mil membros aposentados nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.
Os desafios enfrentados pela UAW em sua luta por melhores salários e condições de trabalho são enormes já que nos EUA os estados são independentes para criar suas leis, o que faz com que alguns simplesmente não reconheçam a atuação sindical, o que precariza as condições dos trabalhadores.
Ações no mundo todo para enfrentar ataques aos trabalhadores americanos
É devido a situações como essa que o UAW começou a expandir os laços com organizações sindicais do mundo todo. No Brasil, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba já foram realizadas várias ações como a luta, em 2014, contra a perseguição da fábrica da Nissan, na cidade de Canton, no Mississipi aos trabalhadores americanos Chip Wells e Calvin Moore, que estavam sendo ameaçados por denunciar as más condições de trabalho dos trabalhadores. Através dos protestos dos metalúrgicos nas fábricas da empresa no Brasil (Rio de Janeiro e Paraná), a fábrica americana recuou em sua perseguição aos trabalhadores.
Parceria trouxe ator de Hollywood ao Paraná para participar de assembleia na Renault
A parceira entre o SMC e a UAW também já trouxe o famoso ator Danny Glover, astro da trilogia “Máquina Mortífera”, e conhecido ativista social e colaborador da UAW, para participar de uma assembleia dos metalúrgicos da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, em 2013.
Participantes e palestrantes do Seminário
Entre os americanos participantes do evento estarão Ray Curry, Diretor da UAW dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA; Mark Hasis, Diretor de Organização Nacional da UAW; José Simões Portugal, Diretor de Organização Sindical da SEIU (Sindicato dos Serviços dos EUA), além da advogada-chefe Mary Joyce Carlson (que participa por vídeo conferência).
Participam também do Seminário o diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek; o presidente da Força Sindical do Paraná, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná e do SMC, Sérgio Butka; o presidente nacional da Força Sindical Nacional, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, além de lideranças sindicais de todo o Brasil, como os presidentes dos sindicatos de metalúrgicos de Gravataí (RS), Volta Redonda (RJ), Catalão (GO), Anapólis (GO), Londrina (PR), Maringá (PR), Paranaguá (PR), Irati (PR) e Cascavel (PR). A promotora do Ministério Público do Paraná, dra. Margaret Matos de Carvalho também palestra no evento.